10 anos do recorde que mudou a história
14/11/2017

Um dia que marcou a história do voo livre mundial: 14/11/2007

Este dia 10 anos atrás foi um dia especial para o voo livre Brasileiro e Mundial. Depois de 5 anos caía o recorde mundial de distância livre com parapente - o único recorde importante que faltava para a SOL Paragliders e consequentemente para o Brasil naquele momento.

Fruto de um trabalho de 5 anos contínuos de expedições, desafios e muitas pessoas envolvidas depois de um mês no sertão os pilotos voando SOL Tracer 11 Frank Brown, Rafael Saladini e Marcelo "Ceceu" Prieto voaram naquela data 461,8 km e definitivamente iniciaram uma nova história no sertão brasileiro que vem acontecendo desde então.

O Recorde rendeu publicidade no mundo todo e foi durante muitos anos a marca a ser batida - depois disto o time fruto deste trabalho rendeu mais duas vezes os recordes mundiais e muitos outros. A história foi contada pelo filme Ciclos que foi vencedor dos festivais de cinema de aventura.

Alguns dados dos voos:

- Os 3 voaram juntos praticamente todo o voo. No final, pousaram exatamente no mesmo local.
- A decolagem do primeiro dos 3 foi às 7:20h da manhã.
- O dia amanheceu aberto as 5:30h da manhã . Aos poucos chegou uma massa de nuvens do horizonte e fechou tudo, como a chegada de uma frente fria. Até choveu um pouco.
- Muitos pilotos não decolaram pois acharam que estava ruim.
- A saída em grupo, junto com outros pilotos da competição, ajudou muito, pois com a decolagem cedo a condição é muito fraca.
- As 13h os pilotos já haviam voado 280 km
- As 16h45 ainda em voo, Frank liga para a SOL dizendo que eles 3 estavam no km 423 a 1800 do solo, subindo e com pelo menos 45 minutos de voo pela frente e condições excelentes para continuar o voo e que iriam pousar juntos para dividir o recorde.
- Aproximadamente as 17h45 recorde batido - os 3 pousam juntos conforme combinado 461,8 km.

Parabéns aos 3 pilotos e todos os envolvidos neste projeto de quebra de recordes que vem sendo realizado desde 2002.

Links dos Vôos:

 

Site da Expedição:   http://www.xcnordeste.com.br/

Entrevistas: 

 

SOL Paragliders agradece a todos os envolvidos que ajudaram a construir e alcançar estas conquistas, Fernando Pradi que desenvolveu este projeto de expedições na busca de recordes, André Rottet projetista SOL, André Fleury, Kamira Pereira, Dioclécio Rosendo, Claudia Otilia, os pilotos de todas as expedições  e a comunidade em geral.