‘‘Com 14 anos de idade e acompanhado por meu pai, um entusiasta do voo livre, vi pela primeira vez ao vivo alguém voando. Imaginei estar no lugar daquele piloto flutuando pelo ar. Anos mais tarde, já voando de asa delta e parapente, sonhei mais longe: produzir parapentes para realizar o sonho de mais pessoas. Desde nossa fundação em 1991, nossa missão é através de nossos produtos, poder realizar sonhos das pessoas em todos os continentes do mundo’’. 

Ary Carlos Pradi – Fundador da SOL Paragliders.


1979: Primeiro contato: Voo livre com Asa Delta chega a Jaraguá do Sul/SC-Brasil,  com a implantação da rampa do morro da Boa Vista com 830 metros.

1982: Ary começa a voar de Asa delta.

1988: Contatos com o Parapente.

1989: Ary aprende a voar parapente em Radolfzell-Alemanha. Nasce o projeto de produzir no Brasil.

1990: Visitas a produtores e possíveis fornecedores de matérias primas e equipamentos. Estágio em pequenas empresas de fabricação e manutenção de asas e parapentes.

1991: Agosto: Primeiro parapente fabricado pela empresa.

1992 / 1996: Parcerias com empresas européias Condor e Comet.

1993: Primeira exportação. Destino: Áustria.

1996/1999: Parceria com a empresa austríaca NOVA.

1999: Implantação do  departamento de pesquisas e desenvolvimento com objetivo de auto-suficiência tecnológica. Primeira certificação de um equipamento de voo livre desenvolvido no Brasil em um órgão internacional.

2000: Linha completa de parapentes, seletes e reservas certificados na Europa.

2001: Primeiro piloto a voar 400 km no mundo. Nos anos seguintes pilotos voando parapentes da SOL Paragliders quebraram 15 vezes os mais importantes recordes mundiais.

2004: Fábrica certificada pela Associação Alemã de Voo livre - DHV. Ellus, primeiro parapente SOL certificado para o mercado alemão.

2007: Triplo recorde mundial de distância livre, o mais importante dos recordes: 3 pilotos brasileiros voando no Brasil com equipamentos fabricados no Brasil: 461,8 km. Consolidação do Brasil como Paraíso do voo livre.
1ª. Loja conceito “Você pode voar”: Voo duplo, escola e loja em um mesmo espaço - Balneário. Camboriú/SC - Brasil. Pilotos voando SOL na liderança do circuito mundial de acrobacia.

2008: Modernização do logotipo SOL Paragliders. Pilotos de acrobacia SOL dominam o circuito mundial de acrobacia e também o ranking FAI voando SOL Supersonic.

2009: Kamira Pereira quebra quatro recordes mundiais de distância. Horacio Lorens bate o recorde mundial Infinity Tumbling, 281 voltas. Mais um ano a SOL domina o circuito mundial de acrobacia com Parapente. Os 3 primeiros colocados do circuito e do ranking FAI voam SOL Supersonic.
Frank Brown é campeão brasileiro pela 9ª. vez e Kamira Pereira pela 5ª vez é a campeã brasileira, ambos voando SOL Tracer.

2010: SOL Paragliders: Marca consolidada em todo o mundo, distribuidores em mais de 72 países, presente em todos os continentes. 3.400 m2 de área ocupada, 120 colaboradores dos quais 22 são pilotos de parapente. 
A SOL Paragliders é uma das poucas empresas de parapente do mundo a ter desenvolvimento e fábrica própria. Nas competições mais um título nacional com o mineiro Samuel Nascimento. 

2011: Lançamos a linha de roupas e acessórios para todos os simpatizantes e praticantes de atividades ao ar livre. Ganhamos o prêmio da Inovação do ano no mundo do voo livre com nosso parapente SOL One - o primeiro parapente 1 linha do mundo, destaque na mídia mundial. Inaugurado Loja e memorial SOL 20 anos localizado junto à fábrica. Comemoramos 20 anos de existência e conquistas.

2012/2013: Realizamos duas grandes expedições de caça aos recordes desta vez em parceria com a VW Amarok. Voamos mais de 18.000 km nestas duas temporadas onde rodamos 25 mil km com as Amaroks pelo nordeste do Brasil. Conquistamos mais 4 recordes mundiais. Realizamos mais voos acima de 400 km do que toda história do voo livre com parapente. Atingimos 2.300 pontos no XContest mundial - uma marca histórica até então. A nossa selete SOL Spring 2 Airbag é considerada a melhor selete do mundo pela Academia Europeia de Parapente EAPR.

2013: Mais brasileira que nunca, agora com 22 anos, a empresa apresenta a nova identidade visual dos parapentes. Nossos canais de atendimento cada vez mais ampliados, revendedores credenciados, lojas físicas, loja virtual, show room, loja móvel e nossa equipe comercial ampliada.
Neste ano ampliamos o espaço físico da empresa em 20%. Novas Lojas SOL Store pelo Brasil e expansão no mercado externo.

2014: A Copa do Mundo no Brasil não foi apenas de futebol, mas também a Super-final do circuito mundial de parapente e a SOL Paragliders foi a marca do evento. Os mais importantes pilotos do mundo presentes no maior campeonato de voo livre.

2015: Focamos nossa linha de vestuário em roupas funcionais. Roupas que gerem benefícios para os praticantes de esportes e atividades ao ar livre. Roupas com proteção UV, Dry, bactericida, bio-anatômicas e biotecnologias para proteger a pele, gerar mais conforto e melhorar o desempenho nas atividades.
Claudinha Ribeiro vence a última etapa realizada em Sapiranga e também é a nova campeã brasileira de parapente 2015.  Ondrej Prochazka estabelece novo recorde mundial de acrobacia com parapente. Os principais recordes do mundo de parapente são batidos novamente no Brasil após 8 anos por nossos pilotos apoiados. Lançamento das asas de paramotor Flexus e Hercules, produtos para a linha de voo motorizado.
Somos escolhidos entre as mais de 30.000 empresas de confecção do Brasil como a empresa modelo para o projeto Confecção do Futuro da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

2016: Com 4.000 metros quadrados de área industrial e gerando mais de 160 empregos nos orgulhamos em estar presentes em praticamente todos os países do mundo onde se pratica o voo livre e também ser uma referência mundial no esporte.

O voo livre de parapente ou paraglider como muitos conhecem (paraglider é o termo em inglês) é um dos esportes praticados no Brasil com destaque no mundo. O Brasil tem produtos, lugares para a prática do esporte e pilotos conhecidos e admirados mundialmente. Poucos esportes no Brasil tem esta representatividade e reconhecimento mundial. 

Nos orgulhamos em dizer que a história da SOL faz parte da história do voo livre.